Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Seminários: O futuro em pauta

Além das celebridades, do mundo pop e indústria, painéis discutem as tecnologias que já estão mudando o mercado e a sociedade

Roseani Rocha
15 de junho de 2018 - 8h00

Akon, no time de celebridades deste ano (Crédito: Michael Tullberg-GettyImages)

Entre os temas discutidos nos seminários que acontecerão no Palais des Festivals, saltam aos olhos, este ano, as relacionadas a health e, principalmente, a tecnologias como blockchain, realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial e suas diferentes aplicações (veja no quadro abaixo). Outros temas caros ao festival nos últimos anos, como diversidade, equidade de gênero e causas humanitárias, seguem presentes, embora aparentemente num segundo plano em relação a uma evidente preocupação do festival com os rumos da própria publicidade e da indústria como um todo diante de tecnologias que despontam com a possibilidade de causar impactos profundos em diversas áreas.

Embora um pouco menos estrelado, o Cannes Lions mantém a tradição de uma cota diversa de celebridades. O ator, diretor e produtor Kevin Costner falará num painel promovido pela Paramount e Yellowstone. David Schwimmer, ator da série Friends, discutirá equidade de gênero, ao falar sobre a redefinição do Miss America, em tempos de #MeToo. Outro ator renomado em Cannes é David Oyelowo, inglês que atuou no cinema, tv e teatro, tendo se destacado na primeira categoria e aclamado pela crítica em filmes como Lincoln e Selma, em que representou Martin Luther King.

Já do mundo da TV, o apresentador, produtor e comediante Conan O’Brien estará num painel patrocinado pela Turner. O’Brien é ganhador de três Emmy e seis Writer’s Guild Awards, por seus roteiros em comédia. A também premiada Lena Waithe, primeira mulher negra a receber um Emmy, na categoria Melhor Roteiro em Série de Comédia, participa de um dos painéis sobre diversidade. Entre os músicos, destaque para Akon, cantor e produtor senegalês, que desde a infância mora nos EUA. Além de ter sido indicado ao Grammy, em seu currículo também estão os títulos de empreendedor e filantropo. Simon Le Bon, do Duran Duran, esteve em Cannes ano passado e retorna este ano, desta vez, num painel relacionado à sustentabilidade ambiental: “A criatividade pode salvar os oceanos?”.

O mundo fashion será representado por Edward Enninful, editor-chefe da Vogue britânica. Interessado por moda desde a adolescência, quando atuava como modelo, aos 19 anos, ele foi nomeado Fashion Director da publicação inglesa i-D  à frente da qual esteve por mais de 20 anos. De 1998 a 2011, contribuiu para as edições americana e italiana da Vogue, até assumir seu atual cargo.

Publicidade e marketing

Celebridades não menos importantes que as de Hollywood também estarão novamente em Cannes. Um dos mais aguardados será Sir Martin Sorrell, que em abril renunciou ao posto de CEO do grupo WPP, após este ter aberto investigação sobre má conduta do executivo (atribuídas depois pela mídia internacional a uso de dinheiro do grupo para pagar contas pessoais em um bordel).  Um mês depois, Sorrell já estava de volta ao mercado, ao adquirir a empresa de investimentos S4 Capital, que passará a nomear o grupo e a partir da qual ele pretende voltar a comprar empresas de marketing. Ele será entrevistado por Ken Auletta, da New Yorker.

Outros figurões do mercado que estarão no Cannes Lions são Arthur Sadoun, do Publicis Groupe, Bob Greenberg, fundador e CEO da R/GA, Chuck Porter, fundador e chairman da Crispin Porter + Bogusky, David Droga, fundador e chairman criativo da Droga 5, Jeff Goodby, co-fundador e co-chairman da Goodby Silverstein & Partners, Sir John Hegarty e Nick Law, chief creative officer global da Publicis.

Pelo lado dos anunciantes, entre os CMOs, além dos principais executivos das maiores empresas de bens de consumo – Marc Pritchard, CBO da P&G, Alison Lewis, CMO da J&J, e Keith Weed, CMO da Unilever –, passarão pelo Palais executivos de empresas mais jovens, como Alibaba (Chris Tung, CMO), Apple (Tor Myhren, vice-presidente de marketing), Beats (representada por seu presidente Luke Wood) e, entre players da moda, a italiana Diesel, representada por seu CMO, Dario Gargiulo, e a americana Levi’s, cujo marketing é liderado por Jennifer Sey.

Team Brésil

Jurado do Lions Health, Bruno Abner, da McCann, considera que o festival embora pareça ter encurtado, na verdade está mais denso. E isso envolve a própria área em que é jurado e que marca presença como tema nos seminários: “Nos anos anteriores, o Lions Health era praticamente um festival separado.  Vejo esse ano uma intenção de unificação maior, estou ansioso para ver isso na prática”.

Além de um grupo sempre representativo de jurados em Cannes, os brasileiros também fazem parte da programação de seminários. CMO global do Burger King, Fernando Machado, irá explorar uma nova modalidade de marketing, o “Hackvertising”, na palestra “The Rise of Hackvertising”. Ele será acompanhado por Ricardo Casal, diretor de criação associado da David Miami. Além de Machado, Marcelo Pascoa, global head of brand marketing da rede de fast food, estará num painel sobre o livro que jurados de Entertainment no ano passado estão publicando nesta edição do festival (The Art of Branded Entertainment).

Renato Fernandez, que hoje atua na TBWA\Chiat\Day LA, mas esteve 11 anos na AlmapBBDO (período em que a esta foi duas vezes Agência do Ano), colaborará com um painel sobre a relação entre produtores de cinema e as marcas. Já explorando o assunto “Inteligência Artificial matará a publicidade. Inteligência Artificial salvará a publicidade”, Eco Moliterno, chief creative officer da Accenture Interactive para a América Latina, estará no rol dos temas quentes deste ano no Cannes Lions.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Akon

  • Alison Lewis

  • Antoine Borde

  • Arthur Sadoun

  • Bastien Schupp

  • Bob Greenberg

  • Bozoma Saint John

  • Chris Tung

  • Chuck Porter

  • Conan O'Brien

  • Dario Gargiulo

  • David Droga

  • David Oyelowo

  • David Schwimmer

  • Edward Enninful

  • Fernando Machado

  • Jeff Goodby

  • Jennifer Sey

  • John Hegarty

  • Keith Weed

  • Kevin Costner

  • Lena Waithe

  • Luke Wood

  • Marc Pritchard

  • Martin Sorrell

  • Nick Law

  • Patrik Nygren-Bonnier

  • Simon Le Bon

  • Thor Myren

  • Alibaba

  • Apple

  • Beats

  • Burger King

  • Diesel

  • Ikea

  • J&J

  • L'Oréal

  • Levi's

  • P&G

  • Renault

  • Uber

  • Unilever

Patrocínio