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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Yes, nóis still love Propaganda

Quando comecei a vir para Cannes, ainda havia uma multidão de apaixonados por propaganda


20 de junho de 2018 - 10h45

E vou te falar que não é só a gente que ainda gosta de propaganda.

Quando comecei a vir para Cannes, me lembro de ir às salas de cinema somente para ver o longlist de filme. Eram horas de sessão. Não que não houvesse palestra. Sim, elas já existiam e tinham filas genuinamente paulistas. Nessa época ainda havia uma multidão de apaixonados por propaganda.

De uns bons anos pra cá o Festival mudou muito. Para atrair mais gente e se tornar mais relevante, criou outros festivais – o de Innovation, o Glass, o Health, o Pharma etc… E as palestras passaram a focar bastante em assuntos atuais, como inovação, tecnologia, revolução digital, diversidade, empoderamento. Com certeza, o Festival ficou mais interessante. Mas algumas vezes, parece que mal fala de propaganda.

Me pergunto, será que realmente propaganda é só aquela coisa odiada que a gente é louco pra dar skip no youtube?

Ontem e hoje vi 2 palestras que me provaram o contrário. A primeira foi palestra do Fernando Machado, do Burger King, Ricardo Casal e Juan Javier Penã da David sobre “The Rise of Hackvertising” para o Burger King que foi ótima. Muita bacana ver a paixão dos caras em, muitas vezes se arriscar, para trazer algo realmente inovador e que entre de fato na conversa do consumidor. Tipo de propaganda que agrada publicitários e quem mais importa o consumidor. Mostraram várias idéias de várias partes do mundo já premiadas aqui em Cannes e outras que ainda deverão premiadas esse ano.

A segunda foi a palestra da Ikea, nessa estavam presentes Mark Ardelius, criativo e fundador da Akestam Holst, Hanna Meijer, criativa da agência e Maria Granath, marketing da Ikea. Mostraram que mesmo uma marca já líder, que ajudou a construir a Suécia, decide se adequar aos novos tempos e mudar seu posicionamento para se tornar ainda mais relevante. Através do conceito “Where life happens” começaram a focar em histórias reais mostrando que Ikea sempre esteve e está na vida desses consumidores. Com filmes, ideias simples e incríveis execuções souberam exaltar o orgulho que o Sueco tem da Ikea. Com isso conseguiram crescer números já incríveis da marca no país.

Nos dois casos os clientes estavam no palco, o que mostrou o quanto eles gostam de propaganda. Mas o que foi mais bacana foi ver o quanto a platéia aplaudiu ambas as palestras. Foi aí que me dei conta que “Sim, tanto nóis quanto them ainda love propaganda boa”.

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