Meio&Mensagem
Publicidade

Cannes Lions

17 A 21 DE JUNHO DE 2019 | CANNES - FRANÇA

Tecnologia, A.I., mídia pulverizada… Calma, tudo vai ficar ok

Esta terça em Cannes começou com temas sérios e relevantes: fome no mundo e diversidade


20 de junho de 2018 - 10h52

Esta terça em Cannes começou com temas sérios e relevantes: fome no mundo e diversidade. Sir John Hegarty e a Princesa da Jordânia subiram ao palco para falar sobre uma nova iniciativa da ONU para tentar acabar com a fome, um aplicativo chamado Share the Meal. Todos foram taxativos: não devemos confiar em políticos e governos, mas sim fazer nossa parte. Hegarty convocou todos nós a usarmos as habilidades que desenvolvemos para vender carros e usá-las também para resolver problemas maiores, sem a preocupação de ganhar prêmios. E logo depois passou um comercial maravilhoso para o app que provavelmente vai levar toneladas de prêmios ano que vem.

O próximo painel trouxe ao palco a Maeve de Westworld, o chefão da HP e o primeiro editor negro da Vogue britânica pra falar sobre diversidade. Foi um dos momentos mais emocionantes do festival, com discursos emocionados e fortes. A mensagem principal: o mundo fica muito melhor quando temos um número diverso de vozes. E mais lucrativo também: segundo o painel, a produtividade das empresas aumenta em 38% com o aumento da diversidade! Se você ainda não tinha começado a se preocupar com isso na sua empresa e no mundo, a hora é essa. Depois de assuntos tão densos, corri para a praia do festival para assuntos mais comezinhos. Vários diretores de criação conversando sobre como sobreviver nesse vendaval que a tecnologia trouxe para nossa indústria. E todos continuam com uma fé inabalável na criatividade.

Segundo eles, dependemos cada vez mais das grandes ideias, mas agora temos um desafio muito maior para descobrir os melhores meios de entregar essa ideia pra quem queremos. “É normal ficarmos com raiva da complexidade disso, com o trabalho que isso dá, mas precisamos seguir em frente, resumiu um deles dando voz ao sentimento geral da plateia. De volta ao Palais para duas palestras que prometiam falar sobre o futuro, mas foram na verdade um grande comercial dos produtos que as empresas patrocinadoras estão lançando: Samsung e YouTube. Aliás, o YouTube está pra lançar uma plataforma de música pra concorrer com o Spotify e a Apple Music.

Meu dia terminou com a turma da Publicis explicando sua tecnologia alimentada por A.I., o Marcel. E tentando explicar porque ficaram fora de Cannes pelo segundo ano consecutivo. Algumas frases que me marcaram nessa divertida palestra são: “Eu acredito em inteligência artificial mas não em criatividade artificial. Isso sempre vai continuar nas nossas mãos.” e “Se você estiver mais excitado sobre o futuro do que saudoso do passado, você vai ficar ok”. Então eu acho que vou ficar ok. Até amanhã.

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Mobile Partner