Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


17 de junho de 2018 - 7h59

Na primeira vez que fui para o festival fui completamente desavisado e sem contatos. Não era tão comum o Airbnb, então fiquei num hotel, que ficava perto do campo de golfe. Quem conhece Cannes sabe que não é “andável” para o Palais de maneira alguma.

Aluguei uma lambretinha. Ia em todas as palestras e entrava em todas as filas que conseguia desde as 8 da manhã até o fechamento das portas. Ia e voltava do Martinez sem capacete como se não houvesse amanhã, todo molhado do mar e com aquele tempinho muito louco que está 30 graus ao meio dia e 18 a noite. Não deu outra, na quarta-feira, cai de cama com a maior febre do mundo. Pra completar não levei remédios. Aconselhado por um amigo “médico” produtor musical que estava por lá, fui me arrastando para o banheiro para tomar um ducha fria para baixar a febre. A ducha não funcionava e topei tomar um banho frio de banheira. Resumindo: a banheira encheu, eu apaguei, a água esquentou, quase me afoguei, fiquei mole e não conseguia sair da banheira. Apavorado, tive forças pra tirar o tampão e deixar esvaziar. Quando recuperei os movimentos (sério, eu estava mole, mesmo!) me joguei pra fora da banheira, abri a geladeira e dei aquela esfriada. Tudo podia dar errado, mas não, na manhã seguinte a febre tinha passado!

Mais uma vez saí 8 horas da manhã sorridente pra fora do meu quarto, rindo daquilo tudo que tinha passado e desejando nunca mais passar perrengue como esses. Fui pegar minha lambretinha alugada e… cadê?! Arrancaram o poste que ela estava presa e levaram embora meu meio de transporte (foto abaixo).

Por fim, fiquei uma tarde inteira fazendo o BO sem google translate e tentando me comunicar com um policial que não queria ajudar de forma alguma. Depois de pago o sinistro do seguro na locadora, havia perdido 1 mil euros e um dia inteiro de festival.

Bom, com o advento da internet a gente pode se preparar melhor e não passar por tantos perrengues quanto eu passei nessa época (brincadeira, porque o que eu não tinha era chip internacional pro celular, pois internet tinha e eu já havia até migrado do Orkut pro Facebook na época). Além de se organizar seu semana no app do festival, seguem aqui alguns conselhos pros desavisados que podem usufruir de um tempo livre por lá:

1. Alugue uma motinho, mas procure devolver no mesmo dia. Se tiver de ficar com ela mais dias, tente de toda a forma colocar ela pra dentro de algum lugar durante a noite. Depois do meu incidente fiquei sabendo de “quadrilhas” que operavam junto com locadoras para pegar uma grana dos desavisados como eu.

2. Assim que alugar a motinho, se planeje da melhor forma e tente otimizar o seu tempo. A agenda do festival no app é ótima e você pode priorizar o que quiser antes de chegar. Evite ficar pulando em filas apenas porque alguém mais entrou. E se estiver lotado de mais procure saber se não há salas adicionais onde pode haver exibição ao vivo no telão aquela palestra tão desejada, mas que você possa evitar aquele fila enorme.

3. Agora, devolva a motinho, alugue um carro com mais uns amigos e saia do litoral. Você precisa ir almoçar ou jantar em Saint-Paul-de-Vence. Mas de um google antes e já reserve uma mesa em algum restaurante que o Yelp recomende. Vale a vista! Outra dica: não tente descer pela estradinha de skate, pode ser uma péssima ideia. Se quiser saber por que, me pergunte no Martinez na terça, ok? Estou com um pouco de vergonha de contar por aqui 🙂

4. No porto (do outro lado do Palais), você pode pegar um barco e ir para algumas ilhas. Quando você estiver sem a motinho, sem o carro, mas com os amigos, vale a pena a travessia para alguma delas. A mais próxima é Île Sainte-Marguerite (foto abaixo). Tenha cuidado com os pés nas pedras e divirta-se.

5. Bom, se você ainda não se planejou e deu aquela olhada no app do festival, já é meio tarde pra isso, mas entre no Eventbride e procure por eventos na semana que você talvez ainda pegue algum dos eventos paralelos organizados por algumas das empresas que estão por lá. Uma das grandes pedidas são os eventos no Havas Café, tenta a sorte clicando aqui.

Espero que dê tudo certo contigo. Mas precisando de antibiótico me mande uma mensagem no Facebook.

Até já!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio