Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


23 de junho de 2017 - 15h07

Hoje é o último dia de premiação do festival, onde iremos conhecer os melhores nas categorias Film e Film Craft. Assim listei os filmes imperdíveis que são finalistas nas categorias Craft Sound Design, Trilha Original e Uso de Música Adaptada.

Na categoria Sound Design, fica evidente que se elegeram dois grupos de candidatos com conceitos distintos. O primeiro tipo é composto filmes que possuem uma qualidade extrema de gravação, edição e mixagem de sons. Produções como “Joyride Tundra” e “The last River” da Pernnzoil, ou ,VW “Alien” e o curta da BMW “The Scape”, estão nesse grupo. São filmes de ação que contam com um som de altíssima qualidade com nível Blockbuster.

O segundo grupo são filmes onde o Sound Design tem importância de esclarecer a ideia do filme. Esses são “The hearing teste in disguise”, filme que retrata por meio do som a sensação da surdez. “Nosferatu”, filme mudo da década de 20, sonorizado com sons da GettyImages. “Sound of trauma”, filme que sonoriza cenas de guerras e depois cenas tranquilas do cotidiano com o mesmo som, representando o trauma de um ex combatente.

Na categoria uso de Música Licenciada/Adaptada, os destaques para mim são: o incrível “We’re the superhumans”, filme musical que mostra músicos com deficiência física tocando muito além dos atletas, que são as estrelas do filme. Outro filme que tem destaque nessa categoria é o de Samsung “Ostrich”, que conta a história de um avestruz que sonha em voar ao som de Elton John “Rocket Man”.

Por último, o filme de PLAYSTATION “The King”, um filme belíssimo com uma versão incrível de “Sweet Dreams” com orquestra e coro de crianças. Na categoria música original, o imperdível “A-Z of Music” da Vice, um Mashup de estilos musicais ou mix de estilos distintos que vão se fundindo e se modificando ao longo do filme, se tornando o fio condutor narrativo. O clipe de KENZO “World The New fragrance”, dirigido por Spike Jonze mistura beleza, dança e arte ao som de Mutant Brain do artista Squeak E. Clean e Ape Drums. Por último o belo filme “Notes”.

Hoje à noite conheceremos quem serão os vencedores nessas categorias de Som, que todo ano traz a fusão de qualidade com criatividade, sendo uma das categorias mais competitivas do Festival.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio