Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Lado esquerdo e lado direito

Várias mudanças estão acontecendo em nossa atividade e precisamos analisá-las com detalhe. Nem todas estão perceptíveis ou ativas em nosso dia-a-dia no Brasil, mas aqui no Festival de Cannes elas surgem de forma mais clara


21 de junho de 2017 - 15h07

O mundo da comunicação caminha a passos largos para o ambiente digital, principalmente em mobile. Atualmente, vídeo mobile é o foco da propaganda e do marketing global. Os gigantes da Internet, especialmente o duopólio Google e Facebook, apresentam suas soluções comerciais para este mundo mobile direcionadas ao que já convencionamos chamar de micro-momentos. Estes são um daqueles centenas de micro-momentos diários quando observamos alguma informação no celular, muitas delas “on-the-go”.

Somos desafiados a criar peças para campanhas “Mobile First” onde precisamos chamar a atenção do consumidor em 3, 5 ou 7 segundos. É o que temos: uma telinha de 5 polegadas, meia atenção do consumidor e máximo de 7 segundos – e às vezes sem áudio. É claro que quanto mais relevante for a mensagem, melhor a chance de obter a atenção do ansioso consumidor que bate os olhos no celular cerda de 100 vezes ao dia. Mas como temos um celular para cada brasileiro, cada pessoa pode receber uma mensagem diferente, em momentos e em locais diferentes, tudo adequado ao consumidor. Chegamos então a equação: Right Person + Right Message + Right moment + Right Location = Adressable Mass Media (em inglês fica sempre melhor).

Para lidar com tudo isso, precisamos de informações e digo milhões delas e, neste cenário, o BIG DATA precisa ser compreendido, traduzido, digerido para os planejadores e criativos. Para esse novo momento, incorporamos os cientistas de dados em nossas organizações.  Mas a complexidade e velocidade do Leilão em tempo Real da Mídia Programática exige compra, venda de espaço e definição da peça em uma fração de segundos. Então, acrescentamos os algorítimos e estruturadas das Ad-Stacks, (Adobe, Double-Click, etc). Essa última camada de recursos ajuda a comprar, vender, medir, analisar e integrar todo o processo de campanha em uma única plataforma. É ai que a coisa fica mais emocionante. Com tudo automatizado, podemos plugar a Inteligência Artificial ou AI que usa “Machine Learning” para tomar decisões do tipo o que dizer para que pessoa em que momento e em que device.

Complicado né? Bom, o nosso trabalho é tornar isso tudo simples, pois nossos clientes não querem comprar complicação. Eles querem resultados. Então, nós publicitários do século 21 temos que saber integrar o lado esquerdo e o direito do cérebro. É isso que Cannes nos mostra hoje.

Até a próxima.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio