Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


19 de junho de 2017 - 16h21

No primeiro dia do Cannes Lions, que foi neste domingo (18), me chamou a atenção a palestra “Storytelling in the dark”. Com um tema puramente ligado ao som, a palestra tinha a divulgação feita com posters espalhados em todo Palais e foi apresentada no horário nobre das 16 horas, na grande sala Lumiere.

Os palestrantes eram Hernan Lopez (CEO da Wondery) e David Rheinstrom (roteirista e produtor de áudio). Wondery é uma plataforma de podcast que produz e distribui conteúdo de séries e documentários em formato de áudio, que pode ser encontrado e baixado gratuitamente em Apple Podcast ou Stitcher. A palestra se baseou em três argumentos principais: a percepção auditiva, a influência do som no campo visual e a imersão.

Sobre o primeiro tema foi apresentada a teoria que o som é o sentido mais rápido entre todos os outros sentidos humanos. Ou seja, percebemos uma informação sonora mais rápido do que quando vemos ou degustamos, facilitando a ligação direta e emocional de uma história com o público. Sobre a relação som e imagem, os palestrantes colocaram uma imagem de uma praia sem som e depois reproduziram a mesma imagem com o som de praia. Isso demonstra como a percepção da sensação de relaxamento é proporcionada pelo sentido auditivo e não visual.

Finalmente falaram sobre imersão, conceito de imergir em um conteúdo. Apresentaram um trecho de um áudio drama criado por eles que é disponibilizado na plataforma Wondery, chamado “Secrets, Crimes & Audiotape”. Sugeriram ao público ficar de olhos fechados imaginando a cena enquanto ouviam o áudio drama. Apresentando o argumento de que a mais pura e avançada forma de realidade virtual foi criada há 15.000 anos, chamada de imaginação.

Agora outros dois aspectos me chamaram a atenção nesta palestra, a primeira é que dentro de um evento onde o tema mais falado seja Inteligência Artificial, vemos alguém apresentando uma ideia de entretenimento relativamente antiga que é o podcast. Mas que talvez ainda não tenha obtido o resultado ou o alcance que realmente pode ter.

O segundo ponto é como ideia e produção, este produto é de certa forma a retomada da antiga rádio novela (rádio shows) dos anos 20 nos dias de hoje. As produções podem ser acessadas através de uma interface digital que pode ser consumida em qualquer lugar e  por qualquer pessoa que possua um smart device. A estatística de um mercado que em 2016 atingiu o número de 1,5 milhões de downloads, segundo o site Podcasthost, confirma a volta do modelo popular. Tais números pode trazer interesse para os anunciantes que podem se beneficiar com a tecnologia Dynamic Ad Insertion. Tecnologia essa que proporciona adequar o target do consumidor para cada comercial inserido.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio