Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


13 de junho de 2016 - 13h50

Agências e profissionais de RP são mais novatos em Cannes do que a tribo dos geeks. Este é apenas o 8º ano da categoria, num festival que tem 62 anos. E lá vou eu, depois de 18 anos no mercado de RP, ter a experiência de novata.

Como o festival é dominado pelas agências de propaganda, não poderia ser diferente com a categoria de RP: metade dos trabalhos inscritos no ano passado veio de agências de propaganda. Mas se pensarmos que dois anos antes eram 70%, algo importante está acontecendo na indústria das Relações Públicas. Ano passado, grande parte dos Leões de Ouro de RP foi para agências de PR, incluindo o Grand Prix da categoria – “Always like a girl” levou o prêmio máximo por Campanha Integrada liderada por RP.

O jogo tem mudado à medida que as agências de RP começam e deixar o silo da chamada “earned media” e tomam espaço no ecossistema da comunicação. Passam a liderar as boas ideias e não apenas amplificá-las. São chamadas a apresentar soluções criativas e campanhas integradas para o problema do cliente. E vão ganhando segurança para apresentar seu trabalho na sua própria categoria.

Mas isso não significa que o papel das agências de RP esteja mais definido no dia a dia do marketing dos clientes. O contrário. Os papéis estão cada vez mais misturados – agências de propaganda sempre acharam que entendem de RP e agências de RP começam a achar que sabem fazer campanhas completas, inclusive com propaganda.

Num mercado em que gerar engajamento é o objetivo primordial de todas as marcas e o que todas as campanhas perseguem, as agências de RP têm o desafio de buscar nas suas entranhas as razões para se diferenciar. Estabelecer relações autênticas, baseadas em fatos e dados verdadeiros, com atores que fazem a diferença para o negócio do cliente, sempre foi a nossa especialidade. Também o diálogo, o debate bem argumentado e conduzido, com réplica e tréplica. Unir a emoção que uma boa ideia desperta com a consistência de uma discussão bem embasada pode ser imbatível. Pode transformar de verdade.

É isso que estou indo buscar em Cannes: sob a ótica da criatividade e do brilhantismo que caracterizam o festival, remexer as origens do engajamento e da relevância e voltar com mais certezas do que dúvidas sobre o que caracteriza uma campanha vencedora de Relações Públicas.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio