Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Análise Promo: Causas e marcas andando juntas de forma verdadeira

Gabriel Vallejo, vice-presidente da Momentum, comenta o resultado da área de Promo & Activation, “premiação à forceps” e insights verdadeiros ancoradas em pontos de tensão do cotidiano das pessoas


20 de junho de 2017 - 10h44

Gabriel Vallejo

Por Gabriel Vallejo, vice-presidente da Momentum

A categoria de Promo & Activation talvez seja uma das mais abrangentes, o que a torna bem importante para a velha estratégia de “premiação à forceps” – inscrever no maior número de categorias possível para tentar ganhar o maior número de prêmios possível.

Nesse ano, a minha percepção é bem boa em relação à isso, principalmente falando dos premiados com Grand Prix e Ouros. Todos os cases são pertinentes à categoria, as ideias partem de insights realmente verdadeiros, a maioria delas ancoradas em pontos de tensão do cotidiano das pessoas. Fica muito claro também a busca pela simplicidade, e a busca por transcender meios e tornar aquela iniciativa parte das conversas reais ou virtuais.

Um outro ponto bem latente é a busca pela famosa causa ou propósito, o que eu particularmente acho realmente importante. Eu acredito verdadeiramente que qualquer um, em qualquer profissão, pode mobilizar pessoas, dar luz à uma discussão em prol de uma minoria, ou problema a ser resolvido. Eu costumava brincar que as premiações eram um grande rito de expurgo, sim, de purificação, usar as ONGs para ter ideias que “acalmam” o coração. E ainda é (ou foi) muito comum vermos uma chuva de cases de ONGs, que apesar das causas nobres, a gente bem sabe que muitos eram usadas apenas para ter mais chances de pentear as jubas de um belo Leão. E confesso que fiquei feliz com o que vi esse ano.

Me chamou a atenção o encontro das causas e marcas, universos que podem sim andar juntos. Uma das grandes belezas da nossa profissão é poder inspirar e promover movimentos, e as marcas cada vez mais podem capitanear movimentos e transformações. Alguns cases premiados são lindos nesse sentido: um jornal que deu voz à refugiados; uma rede de lojas localizadas em lugares periféricos que facilitou o processo de voto dos imigrantes; uma marca que possibilitou a inclusão financeira de famílias com baixíssima renda (esse case é genial).

É claro que a escala das iniciativas pode ser questionada, se é real ou fake (algo que sou contra), o quanto de alcance realmente foi gerado, e principalmente, resultado (e quem me conhece de perto sabe que adoro uma discussão sobre isso). Mas para mim o que fica dessa categoria é inspiração para unir marcas às questões realmente importantes para as pessoas.

Leão de Ouro: “Libé des rèfugiés”, da Fred & Farid Paris para Libération

Grand Prix: “Boost Your Voice”, da 180LA para Boost Mobile

Leão de Ouro: “Payphone Bank”, da Grey Colombia para Tigo-Une

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio